PASSWORD RESET

Atividades para EJA: como adaptar seu plano de aula para adultos e jovens

O Brasil é um país com alto índice de abandono escolar.  Sendo assim, as atividades para EJA vêm para tentar diminuir esse número. A Educação para Jovens e Adultos tem como um de seus objetivos incluir e alfabetizar jovens e adultos.

atividades para EJA

Continue lendo esse artigo e entenda mais sobre o que é o EJA.

O que é o EJA (Educação para Jovens e Adultos)

O abandono escolar é, infelizmente, uma realidade para os brasileiros. De acordo com dados da organização Todos pela Educação (TPE), o Brasil conta com cerca de 2,5 milhões de crianças e jovens fora da escola. O sistema EJA foi criado para tentar reverter esse quadro.

As atividades para EJA (Educação para Jovens e Adultos) visa alfabetizar alunos para que concluam o ensino fundamental. Os professores empregados pelo EJA geralmente têm formação e preparação para dar aulas no ensino fundamental. Porém, apesar de as matérias serem as mesmas, dar aulas para crianças é bastante diferente para adultos. Então é preciso que o professor adapte sua forma de ensino para otimizar o aprendizado desses jovens e adultos.

A necessidade desse sistema

Como falado anteriormente, o abandono escolar é uma realidade para muitos brasileiros. Milhões de crianças e jovens adultos são levados a largar os estudos todos os anos. Sendo assim, é preciso entender melhor o motivo que leva essas pessoas a desistirem dos estudos. Dados recolhidos na tese de doutorado da pesquisadora Vanessa Petró, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apontam que 24% desses jovens deixaram a escola porque precisavam trabalhar e que 11% não tinham tempo para dedicar aos estudos.

As atividades para EJA tem como um dos principais objetivos alfabetizar jovens e adultos. Além disso, a base é oferecer acesso à educação básica para todos. Ao entender que uma parte enorme da sociedade não tem acesso, esse sistema de ensino é necessário uma vez que o ingresso no ensino superior muda a perspectiva de muitas pessoas.

Como adaptar as atividades para EJA

É importante entender e saber que a alfabetização de adultos é muito diferente da alfabetização de crianças. Portanto, é preciso realizar certas adaptações na forma de ensino e como transmitir o conhecimento por meio de atividades para EJA. Crianças são mais curiosas e receptivas sobre novos aprendizados e novas informações.

Diferente das crianças, os adultos são mais resistentes e têm um perfil mais sério sobre ensino. Por isso, é preciso que você adapte as atividades para EJA uma vez que o perfil dos alunos é bastante diferente. Uma forma de adaptar o ensino para que ele seja mais efetivo é adaptar as atividades de acordo com as vivências dos alunos de sua turma. Por exemplo, as atividades para EJA possibilitam o professor adentrar e desenvolver uma gama maior de assuntos.

Ou seja, é possível adaptar a aula fazendo o uso de diversos temas sobre a rotina matinal desses alunos. Além disso, é interessante tentar fazer o uso de recursos tecnológicos sempre que possível, uma vez que a inclusão é um dos focos do EJA, esse tipo de atividade promove a inclusão digital desses alunos.

atividades para eja

Leave A Reply

Your email address will not be published.