PASSWORD RESET

Bolsistas da Capes podem perder 200 mil no orçamento de 2019

O corte de verbas previsto para o orçamento de 2019 pode levar ao cancelamento de 200 mil bolsas de pós-graduação. Este orçamento seria liberado ao Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em julho deste ano a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada com o mesmo valor liberado para 2018. No entanto, o presidente Michel Temer já havia manifestado interesse em diminuir o valor.

Temer tem até o dia 14 de agosto para sancionar a lei orçamentária.  Na tentativa de sensibilizar o presidente, a Capes enviou uma carta ao governo pedindo que o presidente aprove o orçamento sem realizar alterações.  Esse recurso é utilizado no pagamento de bolsas para pesquisadores, professores e estudantes.

Além disso, projetos inovadores também dependem da aprovação deste orçamento para seguir em frente. Na carta, a Capes afirma que um eventual corte na verba prevista para 2019, além de afetar o pagamento das bolsas, vai interromper programas e prejudicar a imagem do Brasil no exterior.

capes

Leave A Reply

Your email address will not be published.