PASSWORD RESET

Como lidar com alunos indisciplinados: conheça algumas estratégias

Como lidar com alunos indisciplinados é sempre um tema recorrente e que traz muitas questões. Sabendo disso, nós do Manual do Professor preparamos esse artigo para conversarmos um pouco sobre o que é essa indisciplina escolar e como lidar com ela.

como lidar com alunos indisciplinados

Continue lendo.

O que consideramos um cenário de indisciplina escolar

Para adentrarmos questões como lidar com alunos indisciplinados é importante busquemos entender o que é de fato considerado indisciplina escolar.

De forma geral, quando falamos sobre indisciplina escolar, pensamos em conversas paralelas, muita bagunça e desordem na sala de aula. Sendo assim, esse é o cenário que pensamos: uma sala cheia de alunos conversando e não dando a devida atenção para o professor e para a aula.

Tendo dito isso, precisamos pensar em formas de como lidar com alunos indisciplinados que criar essa situação em sala. Podemos considerar que sim, a conversa atrapalha o desenvolvimento da matéria, mas isso pode ser útil se soubermos utilizar as estratégias corretas.

Porém, se pensarmos a fundo, quando existe a presença do diálogo, existe troca de informações entre as partes. Partindo disso, é importante conversar, debater, analisar e problematizar essas situações para encontrar a melhor saída.

O professor é culpado por essas atitudes?

Quando enfrentamos essas situações, é comum buscarmos os culpados por isso estar acontecendo. Nós sabemos que ser um professor é buscar uma formação que exige constante aperfeiçoamento, muita pesquisa e dedicação.

A primeira atitude quando nos deparamos com isso é, de acordo com Silvia Gasparian, parar de jogar o jogo que ela chama de “o jogo da culpabilização”. Por exemplo, o foco se torna em buscar o culpado, será a escola? Ou será o professor?

Além disso, entramos em uma situação onde a escola culpabiliza, de certa forma, a família e a família culpabiliza a escola. Sendo assim, no meio desse bate bola perdemos o maior foco da situação: o aluno.

Como lidar com alunos indisciplinados

Portanto, resolvemos apontar algumas estratégias que podem ajudar professores quando pensam em como lidar com alunos indisciplinados.

Quando falamos sobre indisciplina estamos falando sobre transgressão que pode ser reconhecidas por duas vertentes: as de natureza moral e as convencionais. Sendo assim, quando falamos sobre as de natureza moral, estamos nos referindo aos princípios éticos válidos em todas as instituições como não mentir, não bater, não xingar etc.

Já quando nos referimos sobre transgressões convencionais estamos nos referindo à situações que variam de instituição para instituição como, por exemplo, o uso de celulares em sala de aula, uniforme boné, etc. Portanto é importante entender e distinguir as regras para um melhor entendimento da indisciplina e, consequentemente, entender também qual a melhor forma para lidar com ela.

Além disso, é interessante sempre usar a estratégia de incentivo a cooperação. Sempre é interessante se empenhar em construir um ambiente onde os estudantes sejam respeitados, se respeitem e aprendam a respeitar. Após isso, existe o benefício onde todos os corpos que envolvem o ambiente estarão cientes de seu papel ali. Isso acontece por meio da cooperação e não do medo de castigos os punições.

Por fim, busque sempre agir com calma. Em situações que você se questiona como lidar com alunos indisciplinados é preciso se manifestar de forma contrária. Sempre argumente apresentando ao aluno como o seu comportamento prejudica o coletivo. Sendo assim, dessa forma, você o auxilia a reconhecer as consequências que suas ações em sala de aula têm.

como lidar com alunos indisciplinados

Leave A Reply

Your email address will not be published.