PASSWORD RESET

Descubra como se tornar um professor universitário e amplie os seus ganhos

Muitos jovens têm o desejo de se tornarem professor, no entanto, os baixos salários oferecidos a categoria desmotiva muitos deles. Se esse é o seu sonho, a saída pode estar no ensino superior. Além de credibilidade, o professor universitário recebe excelentes salários. E o melhor! Você pode se tornar um professor dentro da sua área de atuação.

No entanto, para ser professor universitário é preciso dedicação na busca de qualificação proporcional. Ou seja, para se tornar um mestre do ensino superior você vai precisar estudar muito. Acompanhe este post e descubra como se tornar um professor universitário.

Vantagens de ser um professor universitário

Além de grande credibilidade, um professor universitário pode contar com salários que variam entre R$ 13.000 e R$ 15.000. Este valor depende da instituição de ensino que o professor presta serviços. Em geral, o setor público possui os maiores salários. A estabilidade financeira é, com certeza, um bom motivo para se tornar mestre no ensino superior. Outra vantagem significativa e a possibilidade de envolvimento em pesquisas e projetos tecnológicos. No Brasil, as universidades são centros de pesquisas importantes, onde grande parte das descobertas tecnológicas são realizadas.

A importância da pós-graduação

Estudo, muito estudo essa é a base de todo o professor universitário. Se você deseja parar na graduação pode esquecer o magistério no ensino superior. O primeiro passo que você pode dar após a graduação é fazer uma especialização lato sensu. Essa certificação será importante para apresentação de currículo no processo seletivo do mestrado. Além de ajudá-lo em uma futura contratação no setor público em provas de títulos. Quanto mais, melhor!

Mestrado e doutorado

Se você deseja disputar uma vaga em uma universidade pública ou privada, precisará fazer mestrado e doutorado. Algumas universidades aceitam apenas o mestrado, mas com certeza você ficará bem a frente da concorrência se possuir um doutorado. A qualidade das universidades, também é medida pela qualidade de seus professores.

Mestrado: Existe o mestrado acadêmico de caráter mais teórico, aconselhado para quem deseja  lecionar, e existe também o mestrado profissionalizante, com um caráter mais prático e voltado para o mercado de trabalho.

Doutorado: Com duração de dois anos, os cursos de doutorado oferecem um conhecimento mais aprofundado que o mestrado e possuem uma grande importância para as universidades. Os doutores são responsáveis por grande parte das pesquisas realizadas nas universidades brasileiras. Nos Estados Unidos os doutores são absorvidos em grande parte nos setor privado pelas grandes corporações que investem pesado em pesquisa e desenvolvimento.

Uma pesquisa realizada pelo site Terraço Econômico, mostrou que a maior parte dos pesquisadores brasileiros está nas instituições de ensino superior cerca de 60%, enquanto nas empresas a proporção a média é de apenas 30%. Um número muito abaixo dos índices dos Estados Unidos, Coreia, Japão, China, Alemanha.

Concursos públicos

De posse de todos os títulos necessários para ser um professor universitário, você precisa se preocupar em passar nos concursos públicos que são extremamente concorridos. Os altos salários e a estabilidade chama a atenção de muitas gente. É preciso estudar muito se quiser passar na concorrência. O setor privado também oferecem algumas oportunidades, no entanto, os salários são bem menores.

como se tornar um professor universitário

Leave A Reply

Your email address will not be published.