PASSWORD RESET

Mercado exige mais abertura de concursos educacionais

A falta de professores nas salas de aulas é um problema que afeta a todos. A sensação de frustração pela ausência do mestre invade a vida de pais e alunos em todo o Brasil. O pior é que mesmo sem a ministração das aulas necessárias, os alunos são aprovados para o ano seguinte.

No final, o que observamos são alunos saindo da escola sem um conhecimento mínimo de algumas matérias, principalmente em física e matemática, onde a deficiência de professor é maior. No setor público, a solução para este problema passa pela abertura de novos concursos na área. Acompanhe este post e entenda melhor este mercado.

Análise de mercado

A educação é um mercado promissor. Embora os rendimentos não sejam condizentes com a importância dos profissionais desta área, com certeza quem se qualifica para ser um professor irá encontrar emprego certo. Diante da instabilidade da economia atual, ter a certeza que haverá contratação após a sua formatura e algo animador. Para você ter uma ideia segundo dados do Ministério da Educação (MEC) faltam mais de 170 mil professores nos níveis fundamental e médio em todo o país.

Disciplinas com grande demanda

O Brasil sofre com a carência de professores em quase todas as disciplinas, no entanto podemos afirmar que a situação é bem pior nas disciplinas de matemática e física. Uma pesquisa realizada Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostrou que em oito anos entre os alunos formados na universidade um terço do total acabou desistindo da profissão. Uma pesquisa realizada pelo movimento Todos Pela Educação mostrou que apenas 27% dos professores que lecionam física no Brasil, têm formação na área. O resultado disso se reflete nas salas de aulas.

Editais para 2018

Basta uma pequena busca pela internet para você encontrar concursos públicos para o cargo de professor em todo o Brasil. Os concursos são de ordem federal, estadual ou municipal. Tudo vai depender do interesse no professor. Esta é a única área em que o número de candidatos quase se equipara ao número de vagas oferecidas. Essa grande oferta de vagas é também uma grande oportunidade para quem busca estabilidade e melhores salários no setor.

Especialização como diferencial

Se você é professor e deseja se aventurar pelo funcionalismo público, terá que passar pela dura tarefa de participar de um concurso. Além de dedicação e estudo algumas estratégias podem garantir o ponto final para a conquista da vaga. Dentre as etapas do concurso é comum encontramos a prova de títulos. Nesta etapa os candidatos apresentam diplomas e certificados e recebem pontos extras por cada documento apresentado.

Benefícios do funcionalismo público

Com o aumento do desemprego provocado pela crise econômica, muitas pessoas veem no funcionalismo público a grande oportunidade de suas vidas. Dentre os benefícios do setor podemos destacar os altos salários, a estabilidade e uma jornada de trabalho flexível e inferior ao trabalhado no setor privado.  Quando se trata do setor educacional, os candidatos encontram vantagens relativas ao grande número de vagas em aberto e a baixa concorrência.

concursos educacionais