PASSWORD RESET

Coordenação pedagógica: o que é e a sua importância na educação

A coordenação pedagógica é uma profissão de extrema importância no âmbito escolar. O profissional que atua como coordenador pedagógico pode transformar e melhorar a educação por meio de estratégias pedagógicas nas escolas.

coordenação pedagógica

Nesse artigo falaremos um pouco sobre o que é a coordenação pedagógica. Continue lendo para saber mais.

O que é coordenação pedagógica

O profissional da coordenação pedagógica atua como articulador do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Para uma maior contextualização, essa profissão teve uma atualização no ano de 1990 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que fez com que os coordenadores pedagógicos virassem seus focos para o acompanhamento do desempenho dos alunos. Além disso, esse profissional passou a atuar como uma ponte para estreitar a relação da família com o ambiente escolar.

A partir disso, podemos dizer que a coordenação pedagógica articula projetos pedagógicos dentro do âmbito escolar e, também, faz o papel de integrar família e escola.

Quais as suas funções

Agora que apresentamos o que é a coordenação pedagógica, vamos falar sobre algumas das funções do profissional da área. Uma de suas principais funções é tornar o processo de ensino e aprendizagem mais expressivo. Isso faz com que o grupo escolar, como um todo, atinja os resultados almejados.

Para que o coordenador realize bem suas funções, é preciso que ele mantenha uma base de comunicação transparente e sólida com todos que fazem parte do núcleo escolar. Ou seja, é preciso que exista a parceria entre o coordenador e os professores, diretores, família e alunos. Sendo assim, vamos apresentar abaixo algumas das diversas funções do profissional da área de coordenação pedagógica.

  • Liderar e coordenar a construção de projetos pedagógicos, como também propor alternativas para alcançar os resultados propostos.
  • Ser a ponte entre a família e a escola, para fins de que ambas ajudem no processo de construção de uma educação de qualidade.
  • Auxiliar na formação continuada dos professores, garantindo que eles estejam sempre atualizados sobre as metodologias da escola onde atuam.
  • Viabilizar e verificar recursos necessários para que aconteçam aulas e reuniões como planejado.
  • Organizar conselhos de classe para que seja possível apresentar sugestões sobre práticas que possam melhorar na obtenção de resultados efetivos no ensino e aprendizagem dos alunos.

A importância desse profissional

Sendo assim, podemos perceber a importância de um profissional de coordenação pedagógica no ambiente escolar. O coordenador pedagógico assumiu as funções de ser o articulador para promover a integração de todos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem.

Portanto, esse profissional tem um papel estratégico de englobar e gerir toda a instituição educacional. Isso tudo para promover a formação e transformação de indivíduos.

coordenação pedagógica

Leave A Reply

Your email address will not be published.