PASSWORD RESET

Dermeval Saviani: quem é, suas concepções e sua metodologia

Conheça Dermeval Saviani, o educador que fala sobre escola e democracia. Autor de diversas obras sobre a educação, recebeu o título de professor Emérito na Unicamp.

Dermeval Saviani

Continue lendo e saiba mais.

Quem é Dermeval Saviani

Dermeval Saviani é um grande educador e idealizador da Pedagogia. Nascido no interior de São Paulo, ele defende que a escola deve possibilitar o acesso aos conhecimentos.

Ele é considerado um dos maiores educadores do Brasil e recebeu o título de professor Emérito na Unicamp. Atualmente, Saviani é aposentado, mas as vezes atua em algumas atividades na na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Dermeval Saviani é um fomentador da teoria crítico-social dos conteúdos. Essa teoria tem foco na relação entre a transmissão de conhecimentos significativos que contribuam com a inclusão social do aluno.

Escola e Democracia

Uma das obras mais comentadas de Saviani é a “Educação e Democracia”. Nesse livro o autor questiona e busca esclarecer a relação entre a sociedade e a educação. Isso acontece uma vez que ele apresenta diferenças entre os conceitos da pedagogia tradicional, pedagogia nova e a pedagogia tecnicista.

Nessa mesma obra, Dermeval Saviani tenta contextualizar os leitores sobre a marginalização da criança pela educação acontece por falta de acesso a ela. Sendo assim, ele reforça e explana a escola como um lugar que deve servir aos interesses populares.

A sua metodologia

Saviani é autor de muitos livros e é fundador da pedagogia dialética chamada “Pedagogia Histórico-Crítica”. Essa dialética tem como objetivo a transmissão do conhecimento significativo para que ele contribua de alguma forma com a inclusão social.

Como falado anteriormente, Dermeval Saviani considera a escola como um lugar que deve servir aos interesses populares. Sendo assim, ele desde muito tempo defende a escola pública e se dedica a esclarecer valores necessários à libertação dos oprimidos.

Esse é um traço muito presente e forte em suas obras e falas. O educador reforça sempre que as condições sociais, econômicas e culturais que ele passou na infância o levaram a ter uma percepção crítica sobre a situação da educação no país.

Dermeval Saviani

Leave A Reply

Your email address will not be published.