PASSWORD RESET

Dinâmica de grupo em sala de aula e suas vantagens

dinâmica de grupo em sala de aula

A dinâmica de grupo em sala de aula, é uma excelente alternativa para trabalhar o conteúdo escolar de forma interativa e divertida. Certamente, você deve ter em mente algum professor que era querido por todos. Isto é, ele pensava brincadeiras para toda a turma, não era rígido em demasia e conseguia fazer com que as horas passassem muito mais rápido do que o normal. Por certo, este professor reconhece a importância do contato e cooperação entre alunos. Saiba como trabalhar dinâmica de grupo em sala de aula, de forma eficiente.

O que é dinâmica de grupo em sala de aula

É o oposto da tradicional aula expositiva. Pois, o professor, detentor de todo o conhecimento, transfere para o aluno as competências previamente pensadas para aplicação do plano de ensino. Logo, a proposta de dinâmica de grupo em sala de aula, defende um aprendizado mais lúdico, prático e interativo. Em resumo, seus benefícios principais são:

  • Permanência do aluno em sala de aula.
  • Envolvimento maior com o conteúdo.
  • Promove espírito empreendedor no aluno.
  • Desenvolve criatividade e imaginação.
  • Noções de respeito e autoestima.

Receios do professor em aplicar dinâmica de grupo em sala de aula

Primeiramente, qualquer ser-humano precisa de desafios e movimentação. Isto é, automaticamente afasta-se do estático. Alunos costumam repelir ambientes severos, que limitam qualquer tipo de expressão. Desta forma, interagem sem permissão.

Então, ficam agitados, conversam fora de hora e não conseguem manter o foco na aula a ser ministrada. A maior ressalva de qualquer professor em trabalhar dinâmica de grupo em sala de aula, é a indisciplina. Relatam que as coisas fogem de controle e o conteúdo acaba sendo mal trabalhado.

Conheça três dinâmicas efetivas 

Dramatização

Alunos se transformam em atores. Professor deve dividir a turma em grupos e definir um tema para cada um deles. Logo após, os alunos estudam sobre o assunto e são instruídos a criar um roteiro e dividir papéis entre si. O roteiro criado será apresentado para os outros grupos.

Os objetivos desta atividade, são:

  • Não só pesquisar um assunto, mas apresenta-lo simuladamente.
  • Desenvolver presença e articulação para oratória.
  • Dar vida aos fatos estudados.

Jornal falado

Primeiramente, dividir a turma em pequenos grupos. Em seguida, o professor deve apresentar o tema a ser estudado. Os alunos devem elaborar notícias, de forma criativa, e apresenta-las como um apresentador de jornal.

Os objetivos desta atividade, são:

  • Organização de informações;
  • Exposição de ideias com pronúncia correta e formal;
  • Desenvolver raciocínio, cooperação e socialização.

Júri simulado

Após apresentar uma questão a ser analisada, o professor deve distribuir funções para cada aluno. Dentre elas: juiz, advogado de defesa, advogado de acusação, testemunha e corpo de jurados. Em resumo, será feita a simulação de um tribunal.

Os objetivos desta atividade, são:

  • Debater um tema.
  • Levar cada aluno a tomar uma posição, sustentada por argumentos.
  • Desenvolver o senso crítico.

Existem inúmeras dinâmicas que podem ser trabalhadas em sala de aula.

Porque dinâmica de grupo deve ser aplicada

Acima de tudo, têm-se como necessidade, a comunicação. Sendo que, desde os primeiros momentos da infância, busca-se ser entendido e entender. Logo, o professor que consegue alinhar essa vontade com o aprendizado, conquista seu espaço. Deve-se aplicar dinâmicas em sala de aula da forma correta.

Sem dúvidas, promover discussões e diálogos, com objetivos alinhados, já se mostrou uma alternativa eficiente em sala de aula. Acredita-se que a cooperação para desempenho de atividades e troca de experiência, engrandece qualquer processo de aprendizagem.

Inclusive, o aluno desenvolve habilidades que farão toda a diferença em sua inserção no mercado de trabalho.

dinâmica de grupo em sala de aula

Leave A Reply

Your email address will not be published.