PASSWORD RESET

Conheça os benefícios das dinâmicas para crianças praticadas em sala de aula

As dinâmicas para crianças são maneiras criativas e importantes de trabalhar o desenvolvimento social e pessoal das delas. Estimulam a sua consciência de cidadania, a forma de lidar com o meio e o limite de sua imaginação. É importante para tornar o ambiente escolar receptivo e delicado. Utilizar essas ferramentas em sala é um grande diferencial para ensinar algo de positivo para os pequenos. Sem que a diversão seja deixada de lado.

Qualquer atividade pode aplicada?

Deve-se ter bem planejado e estudado o que será feito em sala de aula. É na infância que a criança começa a conhecer o mundo e libertar a sua imaginação. Passa a ter contato com outros indivíduos e desenvolve a interpretação de suas próprias experiências. A criança questiona tudo o que a cerca. Uma fase muito importante, mas deve-se lembrar: atividades de dinâmicas para crianças, precisam ser divertidas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegura que todo cidadão tem direito à liberdade, e a criança a brincar. Além disso, tome muito cuidado para não limitar a brincadeira. A criança deve poder brincar como quiser. Cada atividade desenvolve características importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico e motor dela.

Dinâmicas para crianças 

1. Feitiço contra feiticeiro

As crianças devem se sentar em círculo e atribuir uma tarefa de sua escolha para o colega à sua direita, sem que ninguém veja. O professor anuncia que a criança que pensou a prenda, irá realizá-la. Com a brincadeira, a criança deve refletir sobre as coisas que desejamos aos outros, mas que não gostaríamos que fossem feitas conosco.

2. Bom ou ruim?

Em círculo, o iniciante da brincadeira deve inventar uma frase que comece com ‘’foi bom’’. O colega ao lado, deve responder com uma sentença negativa, ‘’mas foi ruim porque….’’ e, sendo assim, o jogo segue em sequência. A brincadeira estimula a capacidade de argumentação lógica da criança, reflexão e expressão verbal.

3. Rececendo elogios

Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e, com caneta em mãos, anda pela sala ao som de uma música. Quando a música parar, elas devem escrever um elogio nas costas do colega mais próximo. Objetiva trabalhar os sentimentos e ressalta a importância de receber elogios e elogiar as pessoas ao redor.

4. Dinâmica da união

As crianças devem dar as mãos e formar um círculo. Após memorizar o rosto dos colegas que estavam à sua esquerda e direita, devem soltar as mãos e andar pela sala de modo aleatório. Ao sinal do professor, todos correm para o centro do círculo em um abraço coletivo. Em seguida, devem dar as mãos para os colegas que estavam ao seu lado e formar novamente o círculo do início da brincadeira. A brincadeira mostra como é importante o trabalho em equipe e cooperação. Além disso, ela ajuda a estimular a memorização de forma divertida e não percebida pelos pequenos indivíduos.

Por que aplicar dinâmicas?

O estudo mais popular de Freud, pai da psicanálise, disserta sobre como a experiência da infância influencia o desenvolvimento da personalidade adulta. Mostra-se extremamente importante exercitar capacidades, habilidades e conhecimento desde o início do processo de evolução do pequeno indivíduo.

Não só em casa, mas também nas escolas. São inúmeras as atividades que podem fortalecer aspectos de raciocínio, coordenação motora, assimilação de conhecimentos e criatividade, de forma leve e descontraída.

tecnologias educacionais

Leave A Reply

Your email address will not be published.