PASSWORD RESET

Conheça 3 excelentes e importantes dinâmicas para sala de aula

Sabemos como é importante criar dinâmicas para sala de aula. Essas atividades ajudam a motivar os alunos e faz com que exista uma interação maior entre os colegas de sala. Considerando isso, selecionamos três excelentes dinâmicas para sala de aula que você, educador, possa utilizar em suas turmas.

dinâmicas para sala de aula

Continue lendo esse artigo para saber mais.

Por que usar dinâmicas para sala de aula

Muitos se perguntam sobre a importância de usar dinâmicas para sala de aula. A resposta é simples: ao realizar atividades desse tipo, os alunos têm um aprendizado maior e descontrai o clima da sala de aula.  As atividades lúdicas fazem com que as crianças fixem melhor os conteúdos propostos, isso acontece por que elas aprendem muito fazendo o uso de brincadeiras. O motivo disso acontecer é que, por meio dessas dinâmicas, as crianças aprendem sobre a construção coletiva do saber e a percepção do outro como um ser diferente.

Inclusive, escolhemos três dinâmicas para sala de aula tanto para tirar a monotonia da sala, quanto fazer com que os alunos conheçam melhor os seus colegas de classe. Essas atividades irão descontrair o ambiente e promover o ensino por meio da diversão.

Veja as 3 excelentes dinâmicas para sala de aula escolhidas por nós do Manual do Professor:

1. O círculo de adivinhação

Objetivo: fazer com que os alunos reconheçam características positivas em si e nos colegas de sala.

Dinâmica: nessa dinâmica para sala de aula, os alunos deverão formar um círculo, pegar uma folha de papel e lápis. Após todo o material ter sido pego, os alunos deverão escrever duas características positivas do colega sentado à direita. Depois de escrever, todos irão colocar o papel dobrado dentro de uma sacola. Quando o professor recolher todos os papéis, ele deverá entregar para cada aluno um papel aleatório e cada criança deverá adivinhar quem é a pessoa que carrega aquelas duas características.

2. Tudo sobre mim

Objetivo: fazer com que os alunos se conheçam mais.

Dinâmica: os alunos deverão escrever em uma folha e responder questões como:

  • Meu nome é:
  • O que eu mais gosto de fazer:
  • O que eu menos gosto de fazer:
  • Uma qualidade minha é:
  • Um defeito meu é:
  • O que quero ser quando crescer:

Após feito isso, o professor deverá fazer com que os alunos façam um círculo com as carteiras, ou sentados no chão, para aproximar mais cada um. Finalmente, cada aluno deve se apresentar ao grupo e ler o que escreveu para seus colegas de sala.

3. Mímicas

Objetivo: estimular a associação, coordenação motora e socialização. 

Dinâmica: ao fazer a dinâmica das mímicas, é preciso que o professor, em conjunto ou não com os alunos, escolha um tema para orientar as mímicas. Inclusive, o tema pode ser uma matéria que estiver sendo estudada ou algo aleatório. Por fim, o educador deverá sortear grupos menores de alunos para que façam mímicas enquanto os outros colegas de classe adivinhem sobre o que se trata.

dinâmicas para sala de aula

Leave A Reply

Your email address will not be published.