PASSWORD RESET

INEP revela: ensino a distância cresce mais que educação presencial

O Censo da Educação Superior divulgado hoje (20), mostrou que um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância. Segundo os dados do censo as matrículas no ensino a distância cresceram 17,6% de 2016 para 2017. Já o ensino presencial teve queda de 0,4% no mesmo período.

No total, 2017 teve um montante de 1,8 milhões de matrículas no EAD, equivalente a 21,2% em todo o ensino superior. As ofertas de cursos também cresceram em 2017, passando de 1.662 para 2.108, sendo que 75,3% dos estudantes estão matriculados em instituições de ensino particular. Quando se trata do ensino a distância esta porcentagem aumenta para 90,6%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Motivação do crescimento

O crescimento do EAD no Brasil se deve em grande parte a oferta de cursos de qualidade a preços mais acessíveis. Outro motivo apontado pelos estudantes diz respeito a flexibilidade e a praticidade apresentado pelo EAD.

Outro ponto positivo do ensino a distância diz respeito a sua capacidade de chegar a locais que o ensino tradicional não alcança sem limites de espaço e tempo. Uma vez que as certificações dos cursos a distância apresentam o mesmo valor que os cursos presenciais, os alunos começam a ver nesta modalidade benefícios relevantes para o seu crescimento profissional e pessoal.

ensino a distância cresce

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.