PASSWORD RESET

Conheça 3 filmes para trabalhar em sala de aula

filmes para trabalhar em sala de aula

A utilização de filmes para trabalhar em sala de aula costuma ser um sucesso entre alunos de qualquer faixa etária. Claro, é uma maneira leve de aprofundar as matérias do cronograma escolar. Também, consegue prender a atenção do aluno com mais facilidade. Logo, aplicar apenas o modelo de aula tradicional baseada na explanação, nem sempre é uma boa opção. Certamente, você deve promover reflexões e incentivar seus alunos a interagir com o conteúdo.

Conheça 3 filmes excelentes para despertar o interesse de seus alunos e gerar discussões.

Filmes como apoio às aulas

Com a evolução da tecnologia, o acesso à filmes e documentários de diversas culturas ao redor do mundo se tornou muito mais fácil. Por exemplo, em poucos minutos, você consegue encontrar uma variedade de filmes sobre a segunda guerra mundial na Netflix. Se você é professor da área de exatas, pode veicular um filme sobre um grande matemático. Certamente, a inserção de filmes para trabalhar em sala de aula deve fazer parte de seu planejamento.

Sem dúvidas, existem inúmeras possibilidades. Seja criativo.

Cinema e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

No artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, consta que a exibição de filmes de produção nacional é obrigatória. Assim, o professor deve explorar o conteúdo do cronograma escolar de forma ampla. É aconselhado que não se limitem apenas à disciplina em si. Segundo Inês Assunção de Castro Teixeira, mestre e doutora em educação pela UFMG:

“ver filmes, discuti-los, interpretá-los é uma via para ultrapassar as nossas arraigadas posturas etnocêntricas e avaliações preconceituosas, construindo um conhecimento descentrado e escapando às posturas ‘naturalizantes’ do senso comum”.

Saiba mais sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Filmes para trabalhar em sala de aula

Separamos 3 filmes que falam sobre o processo educativo e todo o universo pedagógico. Em um deles, protagonizado por Hilary Swank, uma professora de escola pública incentiva seus alunos a acreditarem mais em si mesmos. Então, busque pesquisar métodos alternativos de ensino e utilize filmes para despertar reflexão em seus alunos. É um grande diferencial.

Escritores da Liberdade (2007)

A professora Erin Gruwell (Hilary Swank) leciona Inglês e Literatura para o para o ensino médio de uma escola pública. São alunos marcados pela violência, conflitos raciais e abandono. Ademais, em seu primeiro dia de aula, Gruwell é desrespeitada e ignorada.

Enfim, busca novas alternativas para educar seus alunos e despertar neles o interesse de construir uma vida de conquistas. Por exemplo, a professora se aproxima dos alunos através de música e jogos. Aos poucos, conquista o respeito de todos os alunos e se torna uma das professoras mais queridas da escola.

Gruwell buscou se aproximar de seus alunos e realmente entendê-los. Em resumo, abandonou a relação distante entre professor e aluno.

Assista ao trailer do filme:

Preciosa – Uma História de Esperança (2009)

Claireece ‘’Preciosa’’ Jones, tem apenas 16 anos. Ademais, Sofre maus tratos constantes da mãe e está grávida de seu segundo filho, resultado de abuso. Assim, sua autoestima é extremamente baixa. A protagonista não acredita na possibilidade de transformar sua vida.

Sua realidade muda quando é expulsa de sua antiga escola, por estar grávida. Logo, Preciosa é encaminhada para uma escola especial. Por fim, encontra em uma assistente social a motivação que precisava para lutar por uma realidade agradável e leve.

Assista ao trailer do filme:

 O Sorriso de Monalisa (2003)

A recém-formada Katherine Watson é contratada para lecionar História da Arte em uma escola só para mulheres. Além de lecionar, a educadora começa a confrontar os valores conservadores da instituição e a mostrar às suas alunas, de famílias tradicionais, que elas poderiam querer mais do que se casar no futuro.

Assista ao trailer do filme:

 

filmes para trabalhar em sala de aula

Leave A Reply

Your email address will not be published.