PASSWORD RESET

Conceito de professor reflexivo e sua aplicação no processo pedagógico

professor reflexivo

Certamente, mudanças ocorrem há todo momento no mundo e adaptações frequentes são necessárias. É valido reforçar, que essas mudanças ocorrem em todos os sentidos. A tecnologia evolui, as leis mudam e o que era moda, hoje já não é mais. Mas, principalmente, muda-se também a forma de pensar e lidar com tudo o que nos cerca. Tendo em vista que o professor é o profissional que exerce, entre inúmeras funções, o papel de formar cidadãos. Também, mostra-se necessário que o processo de aprendizagem e atuação deste profissional, se ajuste. Saiba mais sobre o conceito de professor reflexivo e a importância de sua aplicação. 

Surgimento do conceito

Por certo, na década de 80, Donald Schön, pedagogo estadunidense, viu suas considerações sobre a abordagem reflexiva na formação de professores, se difundir. Para Schön, o professor é um intelectual em processo contínuo de formação. Logo, professor reflexivo é aquele que se dispõe a acompanhar as mudanças anteriormente citadas. Além disso, deve vencer as dificuldades que possam vir a aparecer no ambiente de aprendizado. Assim, busca também se adequar às necessidades do aluno.

O pesquisador se baseou em teorias de de John Dewey, filósofo e psicólogo, um dos precursores da Escola Nova.

”A busca do professor reflexivo é a busca do equilíbrio entre a reflexão e a rotina, entre o ato e o pensamento.” – John Dewey

Como funciona o processo de formação do professor reflexivo

A priori, o conceito de professor reflexivo não pode se sustentar, individualmente, em um conjunto de técnicas que devem ser estudadas e aplicadas exaustivamente para que se adquira o devido conhecimento.

Mas, deve-se alinhar a questões emocionais e intuitivas, para que o professor possa refletir sobre seu papel como docente e tudo que envolve o dinamismo da aplicação pedagógica. Desta forma, em constante reflexão, o professor se mantêm em constante mudança. Consequentemente, reformula seus métodos de ensino.

Para entender um pouco mais sobre a complexidade do processo de aprendizagem e mudanças no âmbito da educação, você pode ler este artigo sobre a escola democrática.

Aplicação do professor reflexivo na pedagogia

Segundo a educadora brasileira Selma Garrido Pimenta, a definição de professor reflexivo é completamente contrária à imagem do professor tradicional, construída ao longo do tempo. Desta forma, não é uma formação que possui um fim. Isto é, o professor reflexivo está em aprendizado contínuo e confronta diariamente estruturas enraizadas em sua construção como docente.

Logo, o professor reflexivo abre espaço para teste de novas correntes de pensamento e métodos de ensino. Primeiramente, ele reflete. Em seguida, aplica suas observações. Enfim, reconstrói. Em resumo, ele frequentemente busca refletir sobre suas práticas.

país que menos prestigia seus professores

Leave A Reply

Your email address will not be published.