PASSWORD RESET

Conheça Jean Piaget e a sua visão sobre o processo de aquisição do conhecimento

Jean Piaget

O processo de ensino e aprendizagem sempre foi objeto de estudos de muitos pesquisadores. Estudiosos, em todo mundo, sempre buscaram formas de compreender como uma pessoa absorve o conhecimento para a partir daí buscar a melhor forma de ensinar. Jean  Piaget também mergulhou nesta busca e fez importantes constatações no ramo da pedagogia revolucionando o modo de ver a educação. Em sua pesquisa Piaget observou a forma como as crianças pensam e constroem o aprendizado. Acompanhe este post e entenda um pouco mais.  

Quem foi Jean Piaget

Embora fosse um renomado psicólogo e filósofo suíço, Jean Piaget se destacou como um pesquisador pioneiro no campo da inteligência infantil. Nascido em 1896 Piaget passou grande parte da sua vida profissional interagindo com crianças para entender o seu processo de raciocínio. Este interesse, no entanto, surgiu em 1919 quando Piaget foi trabalhar com Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que realizava testes de inteligências em crianças. Nestes testes, Piaget observou que crianças, da mesma idade, erravam basicamente as mesmas coisas. Para ele, isso mostrava que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.

Base teórica

Para Piaget a função da inteligência é auxiliar a adaptação ao ambiente. Neste contexto, os meios de adaptação formam uma série de acontecimentos sequenciais e ininterruptos que variam de meios relativamente inteligentes, como hábitos e reflexos.

Assimilação e acomodação

Jean Piaget afirmava que as crianças não raciocinam como adultos, mas se utilizam de processos de assimilação e acomodação para compreender as coisas. Elas se inserem nas regras, valores e simbologias da maturidade psicológica. Na assimilação a criança incorpora o objeto exterior a esquemas mentais já existentes.

Funciona da seguinte maneira: a criança sabe que a ave é um animal voador com penas e asas. Ao ver uma galinha ela tentará encaixar esse animal dentro deste perfil. Ou seja, ela irá assimilar o animal dentro daquilo que ela já conhece, sendo assim a galinha deve voar. O processo de acomodação ocorre quando a criança aprende que a galinha não voa mesmo tendo asas e penas. Neste contexto, ele descobre que existem animais de penas e asas que voam e não voam.

Estágios de desenvolvimento

Jean Piaget afirmava que existem quatro estágios básicos de desenvolvimento cognitivo, sendo eles o  sensório-motor, pré-operacional, o estágio das operações concretas e o estágio das operações formais.

  • Sensório-motor: Esta fase vai até dois anos, quando a criança adquire a capacidade de administrar reflexos básicos. A criança desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.
  • Pré-operacional: Fase que vai dos 2 aos 7 anos quando surge à capacidade de dominar a linguagem e a apresentação do mundo através dos símbolos.
  • Operações concretas: Ocorre dos 7 aos 12 anos, quando surge a lógica dos processos mentais e a capacidade de discriminar as similaridades e as diferenças dos objetivos. Há domínio dos conceitos de tempo e números.
  • Operações formais: Esta fase surge por volta dos 12 anos, marcando a entrada na vida adulta. Há um domínio do pensamento lógico e dedutivo. Nesta fase o adolescente consegue relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.

A visão dos críticos

Para os críticos, Jean Piaget dava um valor excessivo aos processos individuais e internos de aquisição do aprendizado. Essa afirmação era uma oposição à obra do pensador Lev Vygotsky que assim como Piaget, afirmava que o aprendizado se dava através de estruturas internas e contextos externos.

Como fazer o plano de marketing

Leave A Reply

Your email address will not be published.