PASSWORD RESET

Jogos educativos para sala de aula: como aprender brincando

Em sala de aula vale tudo para prender a atenção e envolver os alunos no processo de ensino e aprendizagem. As atividades lúdicas têm um papel importante neste processo, pois através das brincadeiras é possível romper com barreiras de aprendizado fazendo que o aluno aprenda mesmo sem perceber.

Os jogos educativos para sala de aula podem ser utilizados em diversas disciplinas, sendo mais amplamente utilizados na matemática. No entanto, é possível encontrar jogos incríveis que ajudam fixar as regras gramaticais do português.  Acompanhe este post e saiba mais.

Desenvolvimento cognitivo

Trata-se de um campo de estudo da neurociência e da psicologia voltado para o desenvolvimento da criança. O foco desta ciência e desenvolver o processamento de informações, habilidades perceptivas, aprendizado da língua entre outras.

De uma forma mais simples, trata-se da capacidade de pensar e compreender. Algumas linhas de estudo afirmam que o aprendizado é fixado, quando a atividade envolve sentimentos. A diversão e a alegria que uma brincadeira pode provocar ajudam a criança a não esquecer a matéria estudada.

Concentração e interação

Em uma aula tradicional o professor fica à frente da sala passando a matéria no quadro, ou simplesmente falando sobre a matéria. Essa linha pedagógica dificulta o aprendizado do aluno pela falta de interação. Qualquer motivo pode tirar a atenção, as conversas são constantes e as brincadeiras paralelas assumem lugar no ambiente. Os jogos educativos para sala de aula são capazes de quebrar este ciclo, pois os alunos vão fazer aquilo mais gostam: brincar, interagir e conversar. E o melhor! Tudo isso, aprendendo.

Jogos educativos para sala de aula

Existem vários jogos que podem ser utilizados em sala de aula. O segredo é escolher o jogo certo para disciplina e matéria ensinada. Você pode encontrar boas dicas de jogos na internet e como utilizá-las nas matérias. No entanto, sempre se pode utilizar a imaginação para criar novas formas de jogar e aprender.

Como exemplo, podemos citar os jogos de games e de xadrez. Eles podem ser inseridos nas disciplinas das línguas estrangeira e portuguesa.  O xadrez e o jogos de cartas ajudam também no ensino da matemática. No caso das cartas é possível realizar a soma de números inteiros, números opostos e elementos neutros.

Desenvolvimento tecnológico

Crianças de 2 e 3 anos já utilizam a internet para ver vídeos, escolher desejos e jogar. Isso torna a criança de hoje diferente da criança de 25 ou 30 anos atrás. No entanto, nos últimos anos observamos poucas mudanças no ensino brasileiro. O modelo tradicional, praticado em grande parte das escolas, não utilizam as aulas lúdicas como uma oportunidade de aprendizado.

Jogos educativos para sala de aula

Leave A Reply

Your email address will not be published.