PASSWORD RESET

A literatura na educação infantil ajuda no desenvolvimento dos alunos

Saiba mais sobre como usar a literatura na educação infantil ajuda no desenvolvimento dos pequenos alunos. Incentivar e criar o hábito de ler é algo que estimula bastante a imaginação e a criatividade, fazendo assim com que essa seja uma atividade essencial para o desenvolvimento.

literatura na educação infantil

Continue lendo.

O processo de aprendizagem

O processo de aprendizagem se dá de acordo com a ligação entre alguns estímulos e respostas. É por meio dessa prática que o ser humano desenvolve suas habilidades, comportamentos, valores e adquire conhecimento.

Esse processo se inicia na infância e essa é a hora crucial para estimular a criatividade e interações. A literatura na educação infantil cumpre um papel muito importante na prática de estímulo da imaginação.

Com a leitura de livros os alunos começam a criar senso crítico e assimilar com mais facilidade acontecimentos. Isso acontece uma vez que é com as histórias contadas pelos livros que os jovens alunos visitam novos mundos, sensações e sentimentos.

A literatura na educação infantil

Como falado, a leitura na educação infantil cumpre um papel primordial. A leitura ajuda no processo de aprendizagem como um todo, mas ajuda principalmente no desenvolvimento imaginário e crítico. Sendo assim, os professores são de extrema importância na hora de ajudar os alunos a desenvolver gosto pela leitura.

De acordo com a especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Flávia Côrtes, “a leitura em geral faz o indivíduo crescer, experimentar mundos novos, sensações, sentimentos.

O incentivo à leitura

Incentivar a literatura na educação infantil é um passo muito importante para o professor, a instituição e principalmente para o aluno. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) foram apresentados e apontaram que mais de 200 milhões de crianças em seus primeiros anos de vida não atingem o seu potencial cognitivo completo.

Propor visitas semanais à biblioteca da escola pode ser uma ótima alternativa para criar o hábito de leitura nos pequenos alunos. Fazer atividades onde as crianças irão contar o que leram no livro ou escolher um livro favorito e contar a sua história também pode ser uma ótima tática.

O importante é reconhecer como a literatura na educação infantil é importante e incentivar as crianças a praticarem a leitura.

literatura na educação infantil

Leave A Reply

Your email address will not be published.