PASSWORD RESET

MEC promove alterações para melhorar a qualidade da educação básica

educação básica

As alterações propostas pelo Ministério da Educação (MEC) foram estudadas com o objetivo de qualificar os professores para os novos currículos que irão entrar em vigor no ano de 2019. Certamente, uma das alterações que recebeu muita atenção, foi a substituição do estágio por residência pedagógica. Primordialmente, o documento que define as habilidades e competências a serem desenvolvidas, é pensado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O que é a Base Nacional Comum Curricular

A BNCC também é responsável pelas propostas pedagógicas que devem ser trabalhadas na educação básica. Isto é, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio de todo o Brasil.

Certamente, um documento de caráter normativo, a BNCC contribui para o alinhamento de toda a pirâmide da educação básica brasileira. Isto é, base de formação de professores, elaboração de conteúdos para ensino e busca por infraestrutura adequada, para que o processo pedagógico se desenvolva corretamente.

Proposta do Ministério da Educação para Educação Básica

Assim como ocorre na carreira de medicina, a proposta do MEC de substituição do estágio por residência pedagógica, gerou controvérsias. Por exemplo, por muitos, foi considerada um grande retrocesso.

Isto é, segundo a UNE (União Nacional dos Estudantes) a ideia de estudantes assumirem a sala de aula sem acompanhamento, ainda que dentro de um contexto de modernização do sistema tradicional, substitui o professor e torna a educação nacional mais precária. Outra proposta que chamou a atenção, foi a implementação de um exame para credenciamento de licenciandos à docência.

Enfim, na educação infantil e fundamental, já houveram aprovações. Assim, pelo último balanço do MEC, os novos currículos foram aprovados em 12 estados e também pelo Distrito Federal. Quanto ao ensino médio, está em análise pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Do mesmo modo, as alterações na carreira dos professores ainda não foram confirmadas. Logo, precisa-se aguardar a análise do CNE.

Leave A Reply

Your email address will not be published.