PASSWORD RESET

Apenas 1,6% das faculdades de ensino superior têm nota máxima pelo MEC

graduação e pós-graduação

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgados esta semana, apenas 35 faculdades de ensino superior atingiram o conceito máximo do Índice Geral de Cursos (ICG).

Isto é, um número muito baixo para um país que possui 2 mil instituições em seu território. Além disso, 278 faculdades ficaram com conceitos abaixo do limite de qualidade. O órgão responsável por esta conceituação é o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

Por certo, o Sinaes faz análise de 3 indicadores para avaliar instituições superiores: Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (ICG). Entenda como funciona cada um deles.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o desempenho acadêmico dos estudantes quanto ao conteúdo do curso que está sendo feito. Ademais, é realizado pelo INEP e também componente curricular obrigatório por lei aos cursos de graduação. O exame é aplicado durante o primeiro e último ano de curso.

Por fim, os dados recolhidos serão analisados para busca de soluções e melhorias na qualidade dos cursos de graduação.

Conceito Preliminar de Curso

O CPC visa avaliar o valor agregado do processo de formação no que diz respeito à infraestrutura, corpo docente e recursos pedagógicos. Logo, para manter relação com o ciclo avaliativo do Enade, seu cálculo é feito sempre no ano seguinte. Em resumo, avalia-se os cursos segundo as áreas a ele vinculadas.

Os cursos são divididos entre bacharelados e licenciaturas e eixos tecnológicos. Para saber mais sobre como o cálculo é feito, consulte a Nova Técnica.

Índice Geral de Cursos

O IGC é realizado anualmente, baseado em três aspectos: média dos CPCs do último triênio, média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação). Claro, as instituições que não oferecem pós-graduação, não incluem a média do segundo item.

graduação e pós-graduação

Leave A Reply

Your email address will not be published.