PASSWORD RESET

Entenda a importância e o papel do orientador educacional na escola

papel do orientador educacional

Uma pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em parceria com o Ministério da Educação mostrou que 42% dos alunos da rede pública sofrem agressões verbais ou física na escola pública.

Segundo o estudo, o clima hostil é formado por agressões físicas, homicídios, discriminação, ameaças e xingamentos que são muitas vezes confundidos com brincadeiras. Em meio a esse ambiente instável e agressivo o papel do orientador educacional é fundamental. Acompanhe este post e entenda um pouco mais.

Papel do orientador educacional  

Amor, respeito, diálogo e compreensão. São destas coisas que a maioria dos alunos envolvidos em situação de risco e agressão necessitam. O papel do orientador educacional é formado por estes princípios, pois ele trabalha junto aos alunos buscando o seu desenvolvimento pessoal.

O orientador educacional é um parceiro do professor na tentativa de compreender o comportamento dos estudantes. Ele trabalha próximo a comunidade escolar na organização e realização da proposta pedagógica para a escola. Possui uma estreita relação com os pais ouvidos e dialogando na busca por soluções que possam garantir o crescimento do aluno.

Como e onde atua

Professores e orientadores educacionais têm diferenças marcantes de atuação, pois, o professor atua muito mais dentro de sala de aula no processo de ensino-aprendizagem, já o orientador educacional trabalha com valores importantes para o convívio social como respeito ao próximo, emoções e sentimentos.

Ele tem uma atuação ativa nos ambientes de convívio da escola como pátios, parques esportivos, etc. Desta forma, ele consegue analisar o comportamento dos alunos para auxiliar o aluno em risco.

Parceria na gestão educacional

Normalmente, o orientador educacional faz parte da equipe de gestão. Ele se torna os ouvidos e a voz da direção junto aos alunos e aos pais de alunos. A partir do que o orientador observa sobre o clima da escola, ele e a direção traçam um plano de ação com atividades que possam promover o bem-estar dos alunos e ampliar o respeito e o convívio social. Esse respaldo por parte da direção da escola torna a sua ação muito mais efetiva.

Formação de um orientador educacional

Embora tenha uma atuação importante junto aos sentimentos e comportamentos dos alunos, o papel do orientador educacional não precisa ser exercido por um psicólogo, embora encontremos psicólogos atuando nesta área.  

O orientador educacional, em sua grande maioria, possui graduação em pedagogia. O pedagogo atua de uma forma mais intensa dentro das escolas, enquanto os psicólogos tendem a fazer esse acompanhamento dentro dos seus consultórios.

Os cursos de licenciatura em Pedagogia oferecem uma formação que privilegiam  o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para a formação do aluno como pedagogo, gestor escolar e orientador educacional.

papel do orientador educacional

Leave A Reply

Your email address will not be published.