PASSWORD RESET

Paulo Freire: conheça um pouco mais sobre a sua obra e trajetória

A importância da educação para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma nação, faz com que pesquisadores, filósofos e cientistas busquem respostas para o que vem a ser a teoria pedagógica ideal.

Amado e odiado por muitos estúdios, Paulo Freire foi sem dúvida um grande pensador da educação brasileira, sendo reconhecido mundialmente por sua obra. Seriam as suas teorias a solução para educação brasileira ou a sua ruína? Acompanhe este post e compreenda um pouco mais.

Quem foi Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro que influenciou o movimento denominado: pedagogia crítica, sendo considerado também patrono da educação brasileira. Embora tenha nascimento em uma família de classe média, vivenciou a pobreza e a fome durante a depressão de 1929.

Este fato foi determinante para que ele se torna-se um estudioso preocupado com os mais pobres, auxiliando também na criação do método de alfabetização. Freire também demonstrou um grande talento como escritor ampliando, assim, a sua visibilidade junto a um grande público de pedagogos, cientistas, militantes e políticos. Dentre os seus maiores feitos como professor está a sua experiência pedagógica realizada em 1963 quando, através de um método inovador de alfabetização, Freire ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias.

Principais obras

Paulo Freire publicou mais de 30 obras literárias ao longo de sua vida. Dentre as mais importantes podemos descascar: Educação como Prática de Liberdade (1967), Pedagogia do Oprimido (1968), Professora sim, tia não (1993) e Pedagogia da Autonomia (1996). A sua obra mais importante e polêmica foi sem dúvida a Pedagogia do Oprimido.

Dentre as críticas a esta obra está à visão de que Paulo Freire incentivava aplicação da visão marxista na educação, implantando a teoria de classes na escola. Os favoráveis, a esta obra, acreditam que Freire propagou a educação humanitária que possibilita a libertação dos oprimidos através da educação, por meio da criação de uma consciência social.

Importância para educação

Independente de críticos e admiradores uma coisa não se pode negar, a obra de Paulo Freire influenciou várias gerações de pesquisadores. Suas propostas foram sendo aprimoradas ou contestadas por diferentes pesquisadores em vários contextos políticos e sociais. Dentro desta perspectiva, a obra de Freire se transformou em uma espécie de consciência crítica a disposição do pensamento educativo.

Uma pesquisa realizada no portal da Capes (SAUL e SILVA, 2008) mostrou que entre os anos de 1987 a 2007 houve um total de 804 produções científicas, entre dissertações e teses, que tiveram Paulo Freire como referência. Esse fato mostra que Paulo freire é muito mais uma pergunta do que uma resposta pronta. Talvez essa seja a sua principal contribuição, nos fazer refletir sobre a educação e sua importância no desenvolvimento humano.

Princípios pedagógicos

O pensamento mais impactante na obra de Paulo Freire é, sem dúvida, a educação crítica como prática da liberdade. No entanto, ao longo de sua vida, observamos o desenvolvimento de importantes teorias ligadas à crítica à educação bancária; a defesa da educação como ato dialógico; a necessidade de o professor ser pesquisador e ter rigor científico nas suas aulas; a problematização e a interdisciplinaridade no ato educativo e a noção de ciência aberta às necessidades populares.

Paulo Freire

Leave A Reply

Your email address will not be published.