PASSWORD RESET

Pesquisa escolar: como escolher um tema e orientar os alunos

A pesquisa escolar tem uma papel muito importante na hora de aprender. Neste artigo iremos falar sobre a sua importância e como o professor pode se orientar para a escolha do tema. Além disso, daremos algumas dicas sobre a orientação dos alunos para realizar esse tipo de busca.

pesquisa escolar

Continue lendo para saber mais.

A importância da pesquisa escolar

Ao realizar uma simples busca, o aluno desenvolve a sua curiosidade, seu senso crítico e reflexivo sobre um tema. A pesquisa escolar é pouco reconhecida para a sua enorme importância. Ela é uma ótima atividade para otimizar o processo de ensino e aprendizagem.

Quando uma pesquisa é proposta, o aluno sai do ambiente fechado e rotineiro da sala de aula. Sendo assim, esse educando precisa procurar e selecionar informações mais relevantes e confiáveis para resolver um problema. Ao fazer isso, ele encontra uma solução de forma independente quebrando o paradigma de que o professor sempre é “quem ensina” e o aluno “quem aprende”.

Hoje, com o acesso que temos às novas tecnologias, é possível descobrir sempre novas formas de aprender alguma coisa. A escola se faz como agente principal para o desenvolvimento do aluno por meio da pesquisa escolar. Ou seja, é de extrema importância que a instituição de ensino forneça uma estrutura propícia para a pesquisa dos alunos. Sendo assim, auxiliando diretamente no desenvolvimento de pensamento crítico e reflexivo do aluno.

Como escolher uma situação-problema

Para que bons resultados sejam alcançados por meio da pesquisa escolar, é preciso que o professor faça um bom planejamento. Ou seja, o primeiro passo para organizar uma pesquisa escolar é definir o tema que será estudado. O tema da pesquisa pode ser atrelado com uma matéria previamente apresentada para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema escolhido.

Após escolhida a situação-problema da pesquisa escolar, é hora de pensar qual é a pergunta que irá nortear a busca de seus alunos. Portanto, lembre-se sempre de pensar em algo que seja estimulante e atraente. Quando definida a pergunta, uma boa ideia é, antes de passar a pesquisa para seus alunos, você mesmo executar a pesquisa.

Ao simular a pesquisa escolar, você consegue fazer ajustes pontuais. Uma vez que você realiza a pesquisa, você entenderá as dificuldades e os obstáculos que seus alunos terão ao realizar a busca. Portanto, realize essa simulação, pois ela te dá a possibilidade de fazer ajustes no tema, na pergunta da situação-problema e afins.

Orientações para uma boa pesquisa

A função do professor é prever as etapas da pesquisa escolar e ter de forma clara qual é o motivo de realizá-la. Ou seja, o educador tem papel fundamental na ajuda de uma boa execução de pesquisa escolar.

Sendo assim, é necessário que os alunos recebam orientações para realizarem as pesquisas e é nessa parte que entra o professor. Como orientador da pesquisa, você deve apresentar para seus educandos fontes seguras para busca. A internet se tornou uma forte aliada na hora de pesquisar sobre os mais diversos assuntos, porém, nem sempre esses materiais são confiáveis. Oriente seus alunos a buscarem por reportagens e entrevistas com especialistas sobre o tema.

É importante que exista uma prática de interpretação. Ensine e oriente seus alunos quanto à interpretação de tudo o que será lido por ele em sua pesquisa. Sendo assim, eles desenvolverão as habilidades de ler, tomar notas, fazer resumos e analisar os conteúdos de forma crítica.

Além de falar sobre a interpretação, é interessante orientar os alunos quanto à produção escrita. Oriente os educandos mostrando exemplos de resumos, anotações e registros que possam ajudar na hora da pesquisa escolar.

Lembre-se também de que, apesar da tecnologia, os livros são uma ótima fontes de informações.

pesquisa escolar

Leave A Reply

Your email address will not be published.