PASSWORD RESET

Entenda o que é planejamento escolar e a sua importância para a escola

 planejamento escolar

Qualquer atividade realizada mediante um planejamento tem os seus índices de falhas minimizados. Um planejamento bem estruturado prevê todas as datas, ações e reações possíveis antecipando o controle estruturado do projeto.

Quando se trata da educação o planejamento assume uma importância ainda mais latente. Seria desastroso iniciar um ano letivo sem obter um controle sobre o plano de ação e o acompanhamento de metas. Acompanhe este post entenda um pouco mais sobre a importância do planejamento escolar.

Planejamento escolar

Trata-se de um documento de suma importância onde se estrutura todas as atividades, decisões e tarefas a serem realizadas durante todo o ano letivo da escola. Tudo o que acontece na instituição de ensino deve ser devidamente documentado.

Torna-se necessário especificar no planejamento escolar todas as ações necessárias e o papel que cada membro da comunidade escolar irá executar para que as metas estipuladas sejam alcançadas.

Desenvolvido do planejamento escolar

O planejamento é realizado antes no início das aulas. Tudo se inicia com a semana pedagógica que tem duração média de 5 dias, onde se realiza a revisão do Projeto Político-pedagógico (PPP). Este documento define a identidade da escola indicando os caminhos para um ensino de qualidade.

O PPP contempla todas as metas e objetivos que a escola deseja alcançar durante o ano letivo. Toda essa atividade é regulamentada pela lei Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Um planejamento escolar de qualidade contempla a gestão do tempo, de materiais, de pessoas e do espaço escolar.

Planejamento escolar participativo

O modelo de planejamento escolar participativo foi criado tendo em vista parâmetros democráticos. Ou seja, o documento é criado com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Neste modelo de planejamento nenhuma atitude é tomada sem o conhecimento de todos.

Ele é estruturado mediante apresentação de pautas que são votadas tendo em vista a ordem de prioridade dos assuntos colocados. O direito a voto é dado a todos os professores, diretores, funcionários e alunos. Para que este tipo de planejamento dê certo ele precisa ser desenvolvido tendo mediante a realidade vivida pela comunidade, o local em que está situado e as suas aspirações para o futuro. Vantagens do modelo:

  • Cultura de planejamento coletiva;
  • Fortalecimento das práticas democráticas;
  • Distribuição horizontal do poder da decisão.

Planejamento escolar estratégico

O planejamento estratégico é o mesmo utilizado nas empresas, sendo extremamente eficaz também nas escolas. O documento é baseado em dados quantitativos e qualitativos que norteiam as metas propostas pela instituição.  Neste caso, o poder de decisão se concentra nas mãos do gestor escolar, sendo realizado de uma maneira mais objetiva. No planejamento estratégico as ações são desenvolvidas tendo como base uma análise de mercado, com o foco na concorrência, dados financeiros e satisfação do cliente. Outro ponto importante nesse planejamento é a definição de políticas de investimento. Dentre as vantagens do planejamento escolar estratégico podemos destacar:

  • Rápida tomada de decisões;
  • Superação da concorrência;
  • Implantação de metas.

 

o que é analfabetismo funcional

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.