PASSWORD RESET

5 dicas fantásticas de como fazer um plano de aula para educação infantil

Ter um plano de aula para educação infantil é importante para o educador da área. Se preparar para ministrar aulas é uma estratégia que ajuda bastante professores a orientarem o aprendizado. Se programar para o ano letivo é fundamental. Veja 5 dicas de como fazer um plano de aula fantástico neste artigo.

O Plano de aula para educação infantil

É imprescindível se programar para as aulas. O plano de aula deve ter o foco de atingir os resultados propostos pelo educador. Sendo assim, esse planejamento deve ser proposto para os alunos como uma forma de aprendizagem leve e não imposto a eles.

Para que um plano de aula para educação infantil seja eficaz, é ter um conhecimento sobre seus alunos, suas necessidades, suas limitações e potencialidades. Isso é importante uma vez que somente quando as crianças se sentem confiantes e por dentro do assunto é que elas acreditam ter condições maiores de participar ativamente das atividades propostas pelo educador e pela escola.

5 dicas fantásticas

1. Escolha o tema

Um dos pontos principais do plano de aula para educação infantil é o tema. A partir dele você irá decidir quais as atividades englobam esse mesmo assunto e resolver qual o melhor jeito de aplicar tais atividades. Por exemplo, você pode desenvolver atividades considerando as estações do ano. Digamos que escolha o inverno, faça uma pesquisa sobre essa estação e prepare-se para ficar confortável para falar sobre o assunto e desenvolver atividades em torno do tema.

2. Tenha objetivos

Ao escolher o tema que será usado de base para o desenvolvimento do plano de aula para educação infantil, escolha qual o objetivo dele. O objetivo deve ser definido considerando o grupo inteiro de alunos, os interesses e necessidades deles.

Os objetivos podem ser, por exemplo considerando o tema “inverno”, criar uma consciência de noção temporal ao falar das estações do ano.

3. Qual vai ser a duração

Com o tema e o objetivo definidos, o próximo passo é pensar qual vai ser a duração do seu plano de aula. Lembre-se que esse tempo deve encaixar de acordo com o que você está propondo para a aula.

4. Selecione atividades

É preciso definir as atividades que você desenvolverá ao longo do dia de aprendizagem. Defina as ações de acordo com o que pretende atingir. É importante que você planeje o objetivo de cada atividade separadamente, quais recursos irá precisar para a realização dela, o número de alunos e a descrição de como será realizada.

5. Pense em como será a avaliação

Sobre a avaliação, em seu plano de aula deve constar como você pretende avaliar as atividades desenvolvidas na aula. É importante você saber o que você irá avaliar e como será essa avaliação.

plano de aula