PASSWORD RESET

Entenda o que é o Plano Nacional de Educação e suas metas para 2020

Você conhece o Plano Nacional de Educação que foi aprovado em junho de 2014? Entenda melhor o que é o PNE e quais são algumas de suas metas a serem cumpridas em seus 10 anos de validade.

Plano nacional de educação

Continue lendo.

O que é o Plano Nacional de Educação

Aprovado no dia 26 de junho de 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) tem a validade de 10 anos. É nesse documento que estão estabelecidas as diretrizes, estratégias e metas que devem comandar todas as iniciativas na área da educação brasileira.

Sendo assim, todos os municípios e estados brasileiros têm que elaborar planejamentos característicos. Isso deve acontecer justamente para alcançar os objetivos previstos no Plano Nacional de Educação.

A cada dois anos, deve existir o acompanhamento do PNE para checar se as metas estão sendo alcançadas. Em 2016 foi divulgado o primeiro relatório com os resultados para cada meta e outro relatório foi divulgado em junho deste ano. Até então, somente uma meta do Plano Nacional de Educação foi cumprida de forma integral.

Metas para 2020

O Plano Nacional de Educação, como falado anteriormente, estabeleceu metas e diretrizes que deverão ser alcançadas em 10 anos. Portanto, vamos conferir abaixo algumas das principais metas propostas pelo PNE para serem alcançadas em 2020.

Maiores oportunidades

No Brasil, a busca pela igualdade e qualidade educacional é uma tarefa difícil. Portanto, é preciso que deve-se mediar sua eficácia, fraquezas, dificuldades e prioridades. Sendo assim, como um passo inicial, o PNE estabelece que os municípios devem focar o seu trabalho na educação infantil e no ensino fundamental.

Enquanto isso, os Estados e o Distrito Federal devem ter o foco em investir nos ensinos fundamental e médio. Sendo assim, acredita-se que os resultados serão mais eficazes.

Universalizar a educação

De acordo com o Plano Nacional de Educação, as metas 1,3 e 4 têm como finalidade universalizar. É apresentada a meta de que até 2016 é esperado que o atendimento escolar seja total para a população de 4 e 5 anos. Além disso, até 2020 espera-se que isso se amplie para a educação infantil.

Além disso, passa também a ser prioridade aumentar em até 50% a taxa de matrícula na educação superior e na pós-graduação strictu senso por ano. Sendo assim, espera-se então que por ano tenhamos 60 mil mestres e 25 doutores. Dessa forma será aumentada a qualidade da educação superior, uma vez que existirá a ampliação de mestres e doutores.

Como fazer o plano de marketing

Leave A Reply

Your email address will not be published.