PASSWORD RESET

Saiba como prender a atenção de alunos em sala de aula

prender-a-atenção

Sempre foi um obstáculo prender a atenção de alunos em sala de aula. Professores competem com o impulso de checar o celular periodicamente. Além disso, manter a turma em ordem segue sendo um desafio. Alguns alunos conversam entre si, outros se debruçam sobre a carteira para dormir e ainda há aqueles que se dispersam ao menor estímulo recebido.

Era digital.

Vivemos na era digital. Temos acesso aos mais variados tipos de conteúdo a qualquer momento. Também, recebemos notificações no celular sempre que há alguma atualização em aplicativo. Nomofobia é o nome dado à ansiedade gerada pela sensação de estar incomunicável. Anos atrás, o termo não existia. Mostra-se cada vez mais difícil ao professor manter-se como personagem principal.

Como isso pode ser resolvido? Não há dúvidas que aulas mais criativas e dinâmicas são as preferidas. Independente de qual seja a matéria dada pelo professor, o modelo tradicional de ensino não se mostra mais tão eficaz. Promova discussões, deixe os alunos escolher temas de seu interesse e utilize a tecnologia a seu favor. As possibilidades são infinitas, seja criativo. Prender a atenção de seus alunos vai deixar de ser um problema.

Continue a ler o artigo para sugestões eficazes e já utilizadas ao redor do mundo.

4 estratégias para prender a atenção de alunos.

Sala de aula invertida

A metodologia por trás da sala de aula invertida propõe a inversão do modelo de ensino, planeja-se aulas menos expositivas e mais participativas. Antes, o aluno apenas escutava as explicações do professor. Sem interação e engajamento com o conteúdo.

Neste caso, as aulas são assistidas fora do ambiente da escola, através de videoaulas e exercícios resolvidos com exemplos. Esta leitura antecipada estimula o raciocínio prévio do aluno. O professor, passa a ser tutor. Auxilia o aprendizado do aluno ao responder dúvidas e realizar discussões. Assim, o professor incentiva um aprendizado mais profundo e consegue prender a atenção de seus alunos em sala.

Utilização de filmes

Não é novidade a veiculação de filmes em sala de aula. Muitos professores já incorporaram produtos audiovisuais em sua didática e seu sucesso é comprovado. Mas não deve ser feito de qualquer forma. O professor também deve promover reflexão e discussão em sala de aula, já que a participação do aluno neste conteúdo é passiva.

A linguagem cinematográfica é complexa. Ela envolve os alunos através do roteiro, emoções, música e iluminação. Filmes resultam em grande aproveitamento no processo educativo e, muitas vezes, aumentam o entendimento do aluno.

Seminários

O professor deve dividir a turma em grupos e indicar temas. É um bom exemplo de como prender a atenção de alunos em sala, já que aqui, os professores são eles. Possuem espaço e autonomia expor seus pontos com base no tema estudado.

Através de seminários é possível instigar uma participação significativa do aluno em sala. Com base em fundamentos teóricos, alunos participam de debates, relatam experiências de vida e complementam o raciocínio em vários assuntos. Permitem que os alunos aprendem uns com os outros e evitem a monotonia da teoria, com devida mediação do professor.

Tecnologia como aliada

Formule questionários em aplicativos ou páginas da internet. Hoje, têm-se acesso às mais diversas plataformas que intentam auxiliar o professor em sua jornada de ensino. Jogos conseguem engajar um aluno por horas. Por que não utilizá-los a seu favor? O termo da vez é gamificação. Consiste em utilizar estratégias e design de jogos para várias áreas, inclusive uso de ensino, potencializando foco e determinação. Instiga o aluno a atingir metas e objetivos.

A possibilidade de evolução, que caracteriza todos os jogos, aqui é usada como motor para que o aluno continue na tarefa até seu fim.

Sempre busque métodos criativos.

Com muita criatividade e planejamento, prender a atenção de alunos em sala de aula não será de grande dificuldade. Pesquise novos métodos de ensino e converse com outros professores. Mantenha-se atualizado em novas tecnologias e o que elas podem oferecer para seu método de ensino. O professor consegue atingir seu objetivo facilmente quando consegue falar a mesma língua de seus alunos.

prender-a-atenção

Leave A Reply

Your email address will not be published.