PASSWORD RESET

Como iniciar um projeto escolar sobre meio ambiente e envolver os alunos

projeto escolar sobre meio ambiente

A escola pode e deve despertar a consciência ambiental nos alunos. Para que isso ocorra muitas escolas estão investidos em projetos ambientais que tem por objetivo envolver e conscientizar toda a comunidade escolar. O Manual do Professor que dar a você dicas importantes de como implantar esses projetos em sua escola. Acompanhe este post e descubra como.

Faça um planejamento

Especialistas em todas as áreas afirmam que o sucesso de qualquer projeto depende do desenvolvimento de um planejamento bem estruturado. Quando se trata de um projeto escolar sobre meio ambiente isso não é diferente. Se você deseja que o seu projeto ambiental ocorra de uma forma objetiva, rápida e eficiente é preciso que tenha uma clara visão do que será realizado.

Desta forma, as chances de você alcançar o seu objetivo será bem maior. Planejamento nada mais é que o ato de estabelecer o estado atual, definir o objetivo e metas, realizar analise, traçar plano de ação e fazer as verificações e ajustes necessários.

Envolva toda a comunidade escolar

Para que o seu projeto escolar sobre meio ambiente seja um sucesso toda a comunidade escolar precisa comprar a ideia. Ou seja, alunos, funcionários, gestores, pais e alunos precisam estar envolvidos em cada etapa de implantação. Faça reuniões, esclareça dúvidas e deixe todos os cientes sobre os eventos e ações que serão realizados. E o mais importante: deixe bem claro que conta com a participação de todos.

Integre o tema ao conteúdo estudado

O projeto deve ser iniciado no momento em que os alunos estão estudando conteúdos relativos ao meio ambiente e a sustentabilidade. Desta forma, você irá tornar o conteúdo mais real e palpável. Se um aluno sabe que o tema do projeto está na grade e que será cobrando por isso, ele tende a se dedicar mais nos eventos. No entanto, não deixe o projeto se tornar algo maçante, mas o torne leve e divertido.

Garanta prêmios e realize brincadeiras

A escola pode oferecer prêmios por metas ambientais cumpridas. Este prémio pode ser algo físico ou prêmios relacionados a notas extras. Além de prêmio, o projeto pode prover a realização de gincanas, pois essas disputas e brincadeiras tendem a contagiar a turma.

Faça visitas externas

Faça excursões a bosques, zoológicos e parques ecológicos, pois ao se encontrarem mais em contato com a natureza eles tendem a se sentirem mais envolvidos e motivados a lutar pela preservação ambiental. Muitos alunos vivem em meio a arranha-céus e cimento com pouco contato com a natureza. Promova esse encontro e faça que seja inesquecível.

Conheça um bom exemplo

Projeto escolar sobre meio ambiente

Existem diversas atividades que você pode fazer dentro do seu projeto. O Manual do Professor vai dar a você algumas dicas que fazem muito sucesso com a garotada.

Horta na escola

Ao construir uma hora escolar os alunos poderão ter mais contato com a terra e conhecer a sua importância na produção de alimentos. Esses projetos tendem a crescer, pois podem virar um projeto comunitário e garantir alimento a comunidade local.

Compostagem

Através da compostagem os alunos aprenderão o processo de decomposição e a forma de transformar resíduos orgânicos em novo solo. Através da compostagem os alunos também podem produzir adubo e utilizar na horta escolar.

Reciclagem

Definitivamente essa é a atividade mais realizada nas escolas e não menos importante. Em sala de aula, mostre aos alunos todos os materiais que podem ser reciclados e a forma como devemos separá-los. Envolva os pais e estabeleça metas de coleta para cada sala de aula. Essa atividade pode ser contemplada na gincana.

Uso racional de energia elétrica e água

O uso racional da energia elétrica e da água é algo que eles podem aplicar no cotidiano e não somente na escola durante o projeto. Mostre que com este cuidado ganha a natureza e ganha também o bolso dos pais.  

projeto escolar sobre meio ambiente

Leave A Reply

Your email address will not be published.