PASSWORD RESET

Entenda a importância da recreação infantil e como aplicar em sala

A recreação infantil se dá pela realização de dinâmicas lúdicas que estimulam a criatividade, liberdade de expressão e a diversão de forma individual ou coletiva. No ambiente escolar, as atividades recreativas focam em desenvolver os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores dos alunos de forma lúdica. O uso desse tipo de atividade na escola possibilita a ampliação das habilidades básicas dos educandos. Nesse artigo falaremos sobre práticas lúdicas e recreativas e a integração delas na proposta pedagógica da escola.

O que é a recreação infantil

Como apresentado anteriormente, a recreação infantil se dá pela realização de dinâmicas lúdicas que estimulam a criatividade, liberdade de expressão e a diversão de forma individual ou coletiva. Esse tipo de atividade apresenta uma outra forma da criança perceber a realidade e possibilita que ela explore criando e recriando o seu ponto de vista.

Segundo Jean Piaget — psicólogo que investigou os diferentes estágios do desenvolvimento infantil e os padrões de aprendizagem ao longo da infância — em seu livro “A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo” o desenvolvimento da criança acontece por intermédio da brincadeira.

A importância dessa atividade no processo de aprendizagem

No ambiente escolar, os jogos sempre tiveram um lugar de destaque, mas sendo mais trabalhados pelos profissionais de Educação Física. Porém, a inserção de atividades recreativas no período de aprendizado escolar podem ser executada por educadores de todas as áreas. Muitos pais e professores consideram a escola como um meio que influencia no processo de construção do sujeito, uma vez que ela é uma instituição social.

Sendo assim, a escola é reconhecida como um lugar de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano. Esse desenvolvimento é potencializado, tanto individual quanto coletivo, ao se inserir a recreação infantil na sala de aula. É importante ressaltar também que esses exercícios influenciam tanto o educando quanto o educador. O educando é afetado ao conceber uma nova forma de aprendizagem que proporciona uma satisfação ao estudar e aprender. E, por sua vez, o educador acaba mudando o seu cotidiano profissional, diversificando as suas aulas e com isso crescendo como profissional.

O papel do educador no ensino recreativo

O professor é a peça-chave no ensino recreativo uma vez que ele é o mediador durante as atividades. Ele deve proporcionar que todos os alunos tenham participação nos exercícios,  buscando sempre a interdisciplinaridade e o aprendizado do aluno. É importante que o educador saiba que a recreação infantil é necessária em sala de aula e que ela traz grande contribuição para o desenvolvimento do aluno.

Para além de ser o gestor de aprendizagem dentro da sala de aula, o professor atua como um exemplo para os futuros cidadãos. Ou seja, além de ser a ponte entre o conhecimento e o aluno, ele também deve transmitir conhecimentos sobre valores gerais como ética, responsabilidade, solidariedade e outros.

Materiais para as atividades com os alunos

O momento de recreação infantil tem como propósito aprender, instruir, relaxar e gastar energia. Isso promove um aprendizado de forma engraçada, lúdica e prazerosa para as crianças. Sendo assim, o material escolhido para ser utilizado nas aulas interfere de forma direta na qualidade e no aprendizado das crianças.

Esse material pode ser criado pelo próprio professor com foco em uma matéria específica que ele vê que a sala está com maior dificuldade. Esse material pode ser, até mesmo, criado em conjunto com os alunos. No processo de pesquisa e produção das atividades, é importante lembrar de algumas coisas como:

  • fazer o uso de materiais recicláveis pode ser interessante
  • existe uma infinidade de brinquedos que podem se ajustar à atividade preparada para a recreação infantil
  • adaptar brincadeiras e cantigas antigas como “escravos de jó” pode ser uma boa forma de fixar um conteúdo
  • é importante realizar atividades que fortaleçam o pensamento e habilidades cognitivas para melhor fixação de conteúdo

Alguns cuidados com os alunos na hora das atividades

Por ser um momento de grande aprendizagem e lazer, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados com os alunos nessas horas. O primeiro passo para conseguir um melhor aproveitamento da recreação infantil é passar confiança para os alunos. As crianças devem sentir segurança na atividade e no professor que a realizará.

Fazer mudanças repentinas nos métodos de ensino pode impactar de forma negativa, sendo assim, mude aos poucos para que seus alunos consigam se adaptar. Lembre-se de não comparar um aluno com o outro e de não punir ou ridicularizar algum aluno por cometer erros, mas sim o mostrar que ele consegue realizar de forma melhor a tarefa. Por fim, evite atividades muito longas para evitar a fadiga e o excesso de informação.

recreação infantil como aplicar

Leave A Reply

Your email address will not be published.